domingo, 24 de junho de 2012

Faça Você Mesmo: Reparos no Carburador

Esses dias sai com a Kombi e na hora de abastecer ela não queria pegar de novo. Ela estava fazendo isso direto, depois de alguns minutos ligada, não pegava de novo. Depois de algum tempo descobri que o carburador estava encharcado de gasolina e vazando muito.
Então, com tempo, retirei o carburador e desmontei-o. Ja tinha alguma experiência em carburadores e acabei consertando o Weber 460 do escort 89 do meu avô. Como o da kombi é o Solex 30 PIC ai ficou brincadeira de criança, muito mais simples.
Bom, o defeito era a boia, que estava cheia de gasolina, deixando a passagem de combustível sempre livre e fazendo o carro afogar, além do vazamento de combustível e o risco de incêndio.
Aproveitando a retirada do carburador, dei uma limpeza geral nele, desentupi os giclês e aproveitei pra trocar outras pecinhas que se desgastam facilmente, como o diafragma, a agulha e os reparos.
é um trabalho legal pra uma manhã de sábado. Limpo e simples. As vezes seu fusca, Kombi, etc (1300 e 1500) pode estar engasgando, vazando ou fedendo gasolina, o problema pode ser carburador. Dê uma olhada.

Ferramentas: Você vai precisar de:
Chave de fenda fina;
Chave de boca '8
Chave de boca '10
Chave meia-lua '13 (pra tirar o carburador sem ter que desmontar mais nada)
Um pouco de gasolina para limpeza.
Um pincel velho pra limpeza também.


O que eu troquei:
Reparos;
Agulha,
Diafragma;
Boia (o que estava estragado);
[Paguei 30 reais pelas peças]

Bom, desmontar e montar é muito simples e o segredo é você ir desmontando, consertando e montando de novo cada parte, senão você vai ter milhões de peças na sua mesa e ai, já era.

Confira abaixo as principais coisas a serem feitas:
[clique para ver maior e pra salvar em melhor resolução]






PS: se o problema for no corpo do carburador (o que a revista chama de planicidade) e ele estiver empenado, por exemplo, ou se o problema for num dos eixos (que podem estar empenados ou gastos) acho que você vai precisar de ajuda especializada (eu precisaria).

Abraço!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Bolivia e Peru: Fuscas e "Tuning"

Fala pessoal!

Bom, esse blog mofou um tempinho mas foi por uma boa causa.
Fiz uma viagem para a Bolivia e o Peru junto do meu brother Tonhão. Foi bão demais.
E é claro que fotografamos muitos fuscas por la, afinal de contas, eles tão por todos os lugares mesmo!
Foi interessante porque a frota desses dois paises é quase totalmente composta de carros japoneses velhos, que foram encostados la e trazidos pra ca. Apesar disso, a presença de fuscas é muito forte, sobretudo de modelos brasileiros (anos 80 principalmente) e de modelos mexicanos (mais novos).
Outra coisa que no chamou a atenção foi o triste habito (principalmente na Bolivia) de "tunar" os carros. E um Tuning podre, se isso ja não for pleonasmo, que acaba deixando os carros com um ar de "penteadeira de p*ta" muito brega, mas percebemos que é algo cultural, então ta, né?
Além disso é forte a presença de carros, caminhonetes e alguns ônibus bem antigos, dos anos 50 e 60. Os ônibus em La Paz são todos dodges ou GMCs bem velhos....
Bom, vamos as fotos!