segunda-feira, 8 de agosto de 2011

São Mateus – ES, Reveillon 2009/2010

Entre 26 de dezembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010 fiz a minha ultima viagem com o « Trovão Azul”, meu fuscão 71, azul diamante. Saimos eu e a Bruna, de Belo Horizonte e fomos visitar uma grande amiga na cidade de São Mateus, no norte do Espirito Santo. Além dessa cidade, visitamos outros lugares no entorno, que realmente valem a viagem, mas vamos sistematizar as informações, para que estas lhes sejam uteis.



Estrada

[Até Nova Era]

A rota entre BH e São Mateus é a 381, também conhecida como rodovia da morte em seu trecho de serra, entre BH e Nova Era. E, de fato, um trecho perigosissimo, que concentra muito trânsito numa região rica em mineração, bastante povoada e que também é a principal saida dos belorizontinos para as praias do ES. Para quem nunca passou por la, o trecho é considerado o mais perigoso do pais (ha controvérsias) e da medo. A partir de São Paulo e RJ, o acesso pode ser feito pela 101, muito carregada, mas mais segura.
Na 381, até Nova Era ou Monlevade, é fundamental seguir a sinalização e respeitar de verdade os limites de velocidade para chegar vivo ao fim do trecho. O principal problema do trecho é a imprudência de caminhoneiros e motoristas que colocam as vidas alheias em risco. Como passamos este trecho de madrugada (saimos as 5h) a situação é um pouco melhor, uma vez que a maioria dos motoristas neste horario é profissional. Recomenda-se bons farois (na época, havia instalado relés de 100 w no carro), e revisão total no sistema de freios, pois o trecho é de serra. Além disso, ha neblina todo o dia.

[Até Valadares]
A partir de Nova Era, a estrada se bifurca, em quem vai para as praias mais conhecidas do ES pega a 262, destino Guarapari e adjacências. A 381 continua, em pista dupla e mais vazia rumo a Ipatinga e Valadolares.

[ES]
Apos Valadares, a rodovia se torna pista simples e passa por região muito bonita e pouco habitada. Passam-se varias cidadezinhas até chegar em Nova Venécia ES, que é grande. A partir dai ja esta pertinho. Entre BH e São Mateus são 604 km, que fizemos em 12h, com parada caprichada para almoço e fotos.

Norte do ES

Divisa MG-ES


[Turismo]
Não ha muito o que ver em São Mateus, fora um centro historico bastante disperso pela cidade. Vale a pena abastecer ai e fazer comprar para farofar em Guriri, ha 7km da cidade. Esta praia é urbana, e muito simpatica e movimentada. Nos ficamos em casa de amigos, mas há muitas pousadas, com preços razoáveis.
Guriri
Projeto Tamar em Guriri


Depois visitamos outra praia ha 10 km de Guriri, chamada Barra Nova, que na verdade é a foz de um rio. O lugar é uma delicia, com bares debaixo de grandes árvores, ideal para crianças, pois não há ondas.
Barra Nova

Barra Nova


Em 31 de dezembro fomos as Dunas de Itaunas, distantes 40 km de São Mateus, acessiveis pela 101, ja perto da divisa com a Bahia. Ai era a cereja do bolo. Lugar maravilhoso, mas com pouquissima estrutura. Há poucas pousadas, e uma boa opção é o camping. Como era reveillon e a vila estava cheia, dormimos na enorme praça do vilarejo. Pra quem gosta de praias selvagens, dunas, forro (la é a capital mundial) e chiboquinha (cachaça local) é um prato cheio, altamente recomendavel.



A volta foi melancólica, com direito a enorme engarrafamento na chegada da cidade.

Lenda...

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e pelas viagens!!!
    Recentemente eu fiz uma grande viagem também http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,46945.0.html

    E meu proximo desafio é ir à MG, passando por Uberaba - Belo Horizonte e Mirai, cruzar o glorioso Estado do ouro de oeste a leste!!!

    Muito bacana teu blog

    ResponderExcluir
  2. tá aí um cara que sabe aproveitar a vida, parabéns !

    ResponderExcluir